A história da locução está intimamente relacionada ao desenvolvimento dos meios de comunicação e de novas tecnologias.

Seja para entreter, informar os ouvintes, vender um produto ou prestar um serviço específico, os locutores têm usado a voz como uma poderosa ferramenta desde o início do século XX.

O nascimento do rádio

A ideia de transmitir som por meio de ondas eletromagnéticas surgiu no final dos anos 1800, e teve a contribuição de diversos cientistas. Mas o mérito da invenção do rádio foi dado ao estudioso Nikola Tesla.

Com essa criação, foi possível transmitir sons a longas distâncias e para um grande número de receptores, um fato inédito na história. E assim nasceram as estações de rádio e a comunicação em massa.

A partir de então, era necessário um profissional cuja voz seria usada para manter essa comunicação com os ouvintes. Nasceu o locutor!

Mas foi somente na Primeira Guerra Mundial que o rádio se popularizou, devido a instalação de diversos receptores. Pouco a pouco o rádio passou a estar presente na casa de milhares de pessoas.

À medida que o rádio se popularizou, a programação foi se diversificando e a locução se tornou cada vez mais importante. Já que não era possível ver o locutor, a voz tinha que ser capaz de passar as emoções nas novelas, credibilidade nas notícias e curiosidade nas propagandas.

Surgiu o telefone

Assim como o rádio, o telefone foi inventado no final do século XIX. Mas dessa vez, de maneira acidental, a partir de um instrumento já existente. O cientista escocês Alexander Graham Bell estava tentando aperfeiçoar o telégrafo para que fosse possível transmitir múltiplas mensagens num mesmo fio. E assim, nasceu o telefone.

Décadas mais tarde, as histórias da locução e do telefone se cruzaram. Com a criação do call center, os locutores passaram a trabalhar em campanhas por telefonia. Mais tarde, com a popularização do telemarketing, a locução também começou a atuar na elaboração das esperas telefônicas.

No Brasil, os serviços de call center tiveram um grande salto evolutivo no final da década de 90 e início dos anos 2000, e assim, a locução passou a ser usada como uma importante estratégia de marketing nas esperas telefônicas. A ideia foi um sucesso tão grande que permanece sendo usada até hoje.

Além disso, com o avanço da tecnologia, a locução passou a ser utilizada para o desenvolvimento de Unidades de Resposta Audível (URA) como uma forma de automatizar o atendimento telefônico. Isso contribuiu para uma significativa redução de custos, já que muitos serviços básicos como atender, transferir e desligar uma ligação passaram a ser automatizados.

A revolução da TV

Apesar da invenção da televisão ser datada na década de 20, somente a partir de 1950 ela passou a fazer parte da vida das pessoas. Com isso, muitos locutores que iniciaram suas carreiras nas rádios, migraram para a TV.

O mundo televisivo trouxe mais oportunidades para a locução: comerciais, vinhetas, chamadas e muitas outras. O locutor também entrou para os universos do esporte e do jornalismo, que dentro da TV ganharam uma nova roupagem.

A televisão, ainda mais do que a rádio, foi responsável por popularizar a locução. Diversas vozes ficaram conhecidas, como a do Lombardi que ajudava Silvio Santos na apresentação de alguns programas do SBT, a de Robson Alencar, que trabalhou nos oferecimentos esportivos na TV Globo, a da Renata Xavier, que fazia a voz feminina no Vídeo Show, dentre muitas outras.

Dessa forma, o trabalho do locutor passou a ser mais reconhecido e requisitado.

O advento da internet

Nos últimos anos, o avanço tecnológico têm alcançado os mais variados setores do mercado e com a locução não foi diferente. A criação e propagação da internet fez com que o trabalho do locutor fosse necessário em áreas nunca imaginadas. Vamos ver algumas delas a seguir.

  • Inteligência artificial

A inteligência artificial trabalha no desenvolvimento de dispositivos que tenham inteligência suficiente para raciocinar com a mesma capacidade humana.

Um tipo de equipamento dessa categoria que tem ganhado notoriedade é a assistente de voz, como a Alexa, a Siri e o Google Assistente. Cada um deles tem a voz de um locutor diferente.

  • Audiobook

Outro recurso que veio para trazer facilidade e comodidade é o audiolivro, que surgiu nos anos 80 e 90 quando as fitas cassete ainda eram utilizadas.

Aqui, o trabalho do locutor vai muito além de ler um livro em voz alta. É preciso ter boa dicção e entonação capaz de passar diferentes emoções.

  • Audiodescrição

Quando o assunto é acessibilidade, a audiodescrição é um dos serviços mais notáveis do mercado da locução.

Para tornar os conteúdos acessíveis aos deficientes visuais, o locutor traduz imagens em palavras. Esse é um trabalho cada vez mais presente nos meios culturais, educacionais e de entretenimento.

  • Vídeos institucionais e vídeos animados

Os vídeos têm por objetivo passar uma mensagem específica, e além da parte visual, o áudio é fundamental para que a informação correta seja passada.

No caso dos vídeos institucionais, uma empresa é o assunto principal e é preciso transmitir o sentimento apropriado, para que o espectador tenha a visão esperada dos produtos e serviços oferecidos.

E para vídeos animados a lógica é a mesma. Como em todos os serviços da locução, cada voz traz um resultado peculiar.

  • Aplicativos

Em certos aplicativos, o uso da voz é de extrema importância. Como por exemplo, para aqueles que têm a função de GPS, passar um comando por voz evita que o motorista precise desviar sua visão para a tela do celular, podendo se concentrar exclusivamente na direção.

Alguns aplicativos como o Waze já têm recursos que permitem que o usuário escolha a voz que dará os comandos.

Também vale lembrar dos softwares que fazem leituras de textos voltadas para o público com deficiências visuais.

Como vimos neste artigo, a locução se desenvolveu à medida que os diferentes meios de comunicação precisaram de profissionais específicos, para usar a voz em prol de um objetivo.

A demanda pelos serviços de locução cresce ao mesmo passo que o avanço tecnológico desenvolve novidades.

Se você está em busca de algum desses serviços, nós da Central das Vozes, ficaremos felizes em poder ajudar.

Consulte nosso site e veja tudo que temos a oferecer para sua empresa!